minha finalização atualizada - An Overview



Ao contrário das medidas de resolução, cujo âmbito de publicação pelo CUR está estabelecido no Regulamento do MUR[35] e na diretiva em matéria de recuperação e resolução bancárias, não existe tal indicação relativamente a avaliações de entidades em situação ou risco de insolvência. Afigura-se oportuna uma clarificação sobre a publicação de tais avaliações.

Em 2017, o BCE e o Conselho Único de Resolução (CUR) continuaram a cooperar estreitamente nos termos do memorando de entendimento bilateral.

Do ponto de vista quantitativo, o relatório indica que se estima que o impacto negativo médio whole (ou seja, com a aplicação plena da IFRS nine) no rácio de fundos próprios principais de nível one seja de forty pontos base. Este resultado baseia-se na informação disponibilizada pelas instituições significativas em fase avançada de implementação da IFRS nine, que, portanto, podem fornecer dados mais fiáveis.

Com vista a garantir condições de igualdade, é solicitado às equipas de avaliação no contexto da TRIM que apliquem instrumentos e técnicas de inspeção comuns de forma coerente. Paralelamente, o resultado das verificações é comprovado de modo sistemático para assegurar a sua coerência, sendo objeto de análises horizontais e análises entre pares.

Relativamente aos regimes jurídicos, o levantamento mais recente revelou que (com algumas exceções), desde o primeiro levantamento, apenas se registou uma melhoria progressiva nos países com níveis elevados de NPL.

Além disso, o momento da comunicação externa é muito importante e deve ser planeado cuidadosamente. No caso do Banco Preferred Español, a decisão a determinar que a entidade estava em situação ou risco de insolvência foi tomada já bem tarde numa terça-feira e foi acompanhada de notificações a todas as autoridades relevantes, em conformidade com o artigo eighty one.º, n.º three, da diretiva em matéria de este conteúdo recuperação e resolução bancárias.

a publicação de orientações para todas as instituições significativas, nas quais se expõe as expetativas de supervisão no tocante à gestão e redução dos NPL;

O for everyíodo prolongado de taxas de juro baixas continua a representar um desafio para a rentabilidade das instituições de crédito. Embora as taxas de juro baixas reduzam os custos de financiamento e apoiem a economia, também comprimem a margem financeira link da web e, por conseguinte, reduzem a rentabilidade das instituições de crédito.

A diretiva em matéria de recuperação e resolução bancárias exige que as instituições elaborem e mantenham um plano de recuperação que apresente as medidas goíveis de ser tomadas para restabelecer a situação financeira, em caso de deterioração significativa

Neste contexto, o BCE acompanha a situação das instituições menos significativas em crise, presta apoio no âmbito das atividades de gestão de crises das ANC e prepara projetos de decisões relativas a procedimentos comuns com base em propostas das ANC. Tais decisões são aprovadas pelo Conselho de Supervisão e adotadas pelo Conselho do BCE.

A análise comparativa dos planos de recuperação apresentados em 2016 mostrou melhorias take into accountáveis em termos de exaustividade e qualidade. Não obstante estas melhorias, cerca de twenty% dos planos avaliados foram sujeitos a um plano de ação específico (tendo a Supervisão Bancária do BCE pedido às entidades supervisionadas significativas em questão que melhorassem os respetivos planos de recuperação) ou foram avaliados como contendo deficiências consideráveis nos termos do artigo 6.

Contudo, a união bancária ainda precisa de ser finalizada, e o terceiro pilar que lhe falta é um sistema europeu de seguro de depósitos. Agora que a supervisão e a resolução bancárias foram transferidas para a esfera europeia, o mesmo deve ser feito no que respeita à proteção dos depósitos.

Fonte: Prestação de informação financeira e base de dados de registos de instituições e afiliadas (

Que medidas importantes foram adotadas pela supervisão bancária europeia para ajudar a resolver o problema dos NPL?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *